Estratégia
O que ações de comunicação verdadeiramente impactantes têm em comum? Diria que é a estratégia por trás de cada ação. Ao buscar entender as necessidades do cliente, delinear seu público-alvo e definir objetivos claros, meu desejo não é apenas alcançar metas, mas conquistar conexões relevantes e verdadeiramente significativas para a sociedade.
Realizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância, o evento chegou a sua 10ª edição em 2023, em Brasília, com o objetivo de sensibilizar gestores públicos, lideranças da sociedade civil e da academia para a causa da primeira infância. Junto à equipe da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, idealizei e coordenei toda a estratégia de comunicação desde o briefing de identidade visual até ações integradas de ativação via newsletter, geração de conteúdo em redes sociais, impulsionamentos pagos e assessoria de imprensa, que contribuíram para a superação da meta de público em 40%. Já as menções em jornais, TVs e outros veículos tiveram aumento de 2,5 vezes em relação à edição anterior.
Dez dias após assumir a Coordenação de Comunicação e Educativo, foi decretada a pandemia de Covid-19. Diante desse desafio, estruturei em 24 horas o selo #SPCDdigital. Criada em diálogo com a direção, a novidade ofereceu ao público uma programação de dança 100% virtual e gratuita, e a rápida resposta impulsionou um crescimento orgânico de 40% de audiência nas mídias sociais da SPCD entre 2020 e 2021, bem como um aumento de 50% na cobertura de imprensa no mesmo período. As atividades incluíram ainda a estruturação de um programa de patronos, design de conteúdo para captação de recursos via leis de incentivo e ativação de base para as ações educativas da companhia.
Como responsável pela gestão de comunicação e marketing das exposições realizadas em 2023 pela Blast Entertainment, coordenei parceiros em estratégias de relações públicas (Dori Neto), relacionamento com influenciadores (Post2B), redes sociais (DC Set) e assessoria de imprensa (Midiorama). O resultado foi uma ampla cobertura dos principais veículos Tier 1 do país e um público de 100 mil visitantes em três meses.
Voltado a roteiristas, o festival tem como desafio se comunicar com um público para além de seu próprio nicho. Como responsável pela assessoria de imprensa da 6ª edição, realizada em 2023, propus então uma estratégia focada nos convidados internacionais. Deu certo: entrevistas com o roteirista François Uzan (“Lupin”) e o showrunner Dario Madrona (“Elite”) estamparam a Folha de S.Paulo e a capa do UOL.
Um dos artistas gráficos mais celebrados da cena paulista, Guto Lacaz teve sua trajetória revista neste documentário dirigido por Marcelo Machado e idealizado pelos designers Kiko Farkas e Rico Lins. Junto à equipe do Itaú Cultural, cuidei da assessoria de comunicação do lançamento, com inserções na TV Cultura, Folha de S.Paulo e Revista seLecT.



